O que são FODMAPs?

FODMAPs são um grupo de pequenas moléculas de carboidratos (açúcares) encontradas em alimentos do dia a dia. Os carboidratos são compostos de carbono, hidrogênio e oxigênio e fornecem uma importante fonte de energia para o corpo. FODMAPs são carboidratos que podem ser mal absorvidos no intestino delgado de algumas pessoas. Os FODMAPs se movem através do trato digestivo para o intestino grosso (cólon), onde podem levar água para o cólon e são rapidamente fermentados (digeridos) por bactérias intestinais de ocorrência natural. A fermentação de FODMAPs produz gás e outros subprodutos.

Estima-se que 50% das pessoas com SII podem se beneficiar de uma dieta baixa em FODMAPs, porém a qualidade da evidência científica é muito baixa. Dessas pessoas, existe um possível benefício para sintomas gerais, como dor abdominal, cólicas, inchaço, excesso de gases, constipação e/ou diarreia.

Como os FODMAPs afetam pessoas com distúrbios digestivos?
Embora os FODMAPs não sejam a causa de distúrbios digestivos, como a SII, eles podem desencadear sintomas gastrointestinais. Quando os FODMAPs atingem o cólon, eles atraem fluido para o intestino e as bactérias fermentam as moléculas de FODMAP para produzir gases de hidrogênio e metano. O líquido e o gás distendem (esticam) o intestino e sinalizam os nervos que cercam os órgãos digestivos.

Para muitas pessoas com SII, os nervos do intestino são extraordinariamente sensíveis e mesmo uma pequena alteração no volume intestinal pode fazer com que a rede nervosa reaja exageradamente e desencadeie os sintomas da SII.

Quais alimentos contêm FODMAPs?
Em uma dieta fodmaps, eles são encontrados em uma ampla variedade de alimentos do dia a dia, incluindo frutas, vegetais, legumes, laticínios e adoçantes. Cada pessoa tem um limite individual para tolerar FODMAPs e alguns alimentos podem representar mais problemas do que outros. Uma dieta que reduza a ingestão de alimentos ricos em FODMAP e gerencie a carga total de FODMAP em cada refeição pode ajudar a melhorar os sintomas gastrointestinais de algumas pessoas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *